Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dicas para top de tribal!

Você já fez sua roupa de tribal?


Quando eu comecei a estudar tribal, no início de 2007, não havia muitas coisas que facilitassem... quase não havia ninguém dando aulas no Brasil, e quem estava dando aulas, também estava no mesmo processo de aprendizado que eu: estudar por vídeos aulas de DVDs importados, trocar informações com outras que estavam estudando via internet, eventualmente fazer um workshop de alguém que conhecia um pouquinho mais..... 
E tão difícil quanto o acesso às informações e material de estudo, também eram os figurinos! Pois na época, não havia ateliês especializados como há hoje em dia, e os poucos que faziam, eram algo meio experimental, ou muito rústico ou muito glamourozo, como as roupas de dança do ventre.
Então, tínhamos que improvisar nossos próprios figurinos também. Desde então, eu faço minhas roupas, deixando para terceiros somente a parte de corte e costura - que não é minha praia!
Hoje,  vou postar a foto e a seqüência de confecção do meu último top, que foi realizado para ser utilizado com tribal fusion, tribal gypsy e tribal cabaret.
Vocês podem seguir o modelo ou se inspirar para ter suas próprias idéias!


Estes são os materiais que utilizei: sutiã branco com brilho (já comprei assim), fita de cetim, renda cortada em um largura de mais ou menos 3 dedos, florzinha de crochê, duas serpentes de crochê. as peças de crochê são para aplique, então podem ser feitas de qualquer material.

Abaixo as peças no detalhe



 Aqui eu passei uma linha na renda e dei uma franzidinha, depois costurei na base do sutiã. é necessário esticá-lo em um manequim ou tábua que seja mais ou menos a largura de seu tronco para aplicar nas partes em que há elástico, para não arrebentar quando for vestí-lo.
Depois de prender a renda, costurei a fita de cetim por cima para dar um acabamento bonitinho.


Aqui eu contornei o bojo com renda, sem franzí-la e passei a fita de cetim por cima também. Resolvi deixar um pedacinho pendurado nas pontas como detalhe.


Aqui eu pus a renda como base para a florzinha, passei a linha na renda franzí-la e costurei ao centro. Depois eu costurei na parte de trás do sutiã.



Costurei as serpentes no bojo.


E então comecei a parte de metal. Usei moedas prateadas, miçangas e vitrilhos grafite. Prendi as moedas finalizando com uma miçanga, em toda a volta da base e uma em cada início de serpente.


Na parte de trás fiz três franjas, de tamanhos diferentes intercalando 5 vitrilhos, 1 miçanga, finalizando com moeda.



E ficou pronto. 
Agora abaixo há outros dois modelos antigos, para se inspirarem, nestes eu utilizei peças de bijouterias, correntes, moedas e galão de algodão cru. Na finalização das moedas usei miçanguinhas.


 Não tem muito mistério, basta ter criatividade e um pouco de habilidade manual, nada que uns pontinhos de agulha ou cola de silicone não resolvam!

Futuramente, postarei alguns cintos com franjas.
Aguardem!














Nenhum comentário:

Postar um comentário